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Resumo

Durante as aulas, as crianças passam a experimentar ações de flexibilidade, coordenação, percepção espacial, possibilitando a mesma um encontro com o seu corpo, bem como com as suas limitações. As atividades colaboram tanto com o desenvolvimento motor quanto com a melhora dos processos de aprendizagem.

Objetivos alcançados

Aliar a capoeira à educação pode gerar uma melhora muito significativa na vida escolar de crianças e adolescentes, produzindo maior rendimento dos alunos e resgatando valores como respeito, amizade, companheirismo. Muitas escolas públicas e particulares já incluíram a capoeira como atividade intra e extracurricular, despertando a criança para a prática do esporte desde a mais tenra infância e criando atletas para o futuro. (MENDES, 2006, p.74) A dança e a capoeira é sempre a preferência de destaque entre os jovem de Salvador. É possível usá-las como elementos para um trabalho de prevenção aos riscos sociais, oferecendo aos integrantes uma percepção não apenas como lazer, mas como elementos na constituição e formação dos traços culturais do brasileiro ou seja a formação da sua identidade cultual. Além disso, um caminho para o desenvolvimento pessoal e interpessoal. Na forma como está sendo proposta a experimentação, possibilita a aquisição de habilidades, disciplina, equilíbrio, coordenação motora, flexibilidade, ritmo, consciência de espaço e principalmente a construção criativa. Estas atividades aqui propostas terão um papel fundamental no processo de diminuição da violência dentro e fora das instituições educativas, impactando certamente de forma positiva sobre o processo de aprendizagem de crianças e adolescentes. Na escola, tendo por base o Referencial Curricular para a Educação Infantil (1998) MEC, tem por objetivos a formação integral da criança, bem como as suas identidades. Em detrimento deste Referencial, a capoeira ultrapassa o fator motor, através do trabalho e conhecimento cultural que ela proporciona. No Lar Joana Angélica as aulas de capoeira ministradas pela Educadora Jaqueline Mateus, são trabalhados com acervos históricos, e fundamentos das lutas, o ensino de canções, brincadeiras musicadas e jogos estimulando o gosto e proporcionando a vivência de elementos até então desconhecidos. Durante as aulas, as crianças passam a experimentar ações de flexibilidade, coordenação, percepção espacial, possibilitando a mesma um encontro com o seu corpo, bem como com as suas limitações. As atividades colaboram tanto com o desenvolvimento motor quanto com a melhora dos processos de aprendizagem. No ano de 2018, obtivemos o financiamento da CESE para realização das atividades internas e externas.

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